José Datrino, o Profeta Gentileza

By Renata F Peters

Tenho grande interesse pela obra de José Datrino, um brasileiro conhecido como Profeta Gentileza cujos textos fazem parte da paisagem urbana do Rio de Janeiro por mais de duas décadas.

Gentileza nasceu no interior de São Paulo em 1917 mas mudou-se para o Rio de Janeiro ainda jovem. Por volta de 1961 ele seguia vivendo por aí, dividindo seu tempo entre sua fam
ília e sua empresa de transportes. A notícia de um incêndio em um circo em Niterói em dezembro de 1961, e das centenas de mortes provocadas pelas chamas, mudou completamente sua vida. Profundamente sensibilizado pela tragédia, poucos dias depois  ele comunicou à família que havia recebido um "chamado divino" que o urgia cumprir sua missão de vida: espalhar a generosidade.

Pilar 5 mostra o lema de José Datrino que deu origem a seu apelido: Gentileza Gera Gentileza  (Foto de T. Peters Coelho)



Vou deixar o que aconteceu entre 1961 e 1990 prá uma outra postagem e pular pro início da década de 1990 pois foi nessa época que Gentileza começou a humanizar o concreto do   Rio de Janeiro com seus textos coloridos. Demonstrando que não havia nada de casual em seu trabalho, ele cuidadosamente escolheu e numerou 56 pilares dos Viadutos do Caju e neles escreveu suas mensagens. Veja o mapa dos pilares aqui e imagens dos 56 textos aqui.

Pilar 3 (Foto de T. Peters Coelho)
Os escritos se tornaram importante marco na paisagem urbana do Rio e ganharam grande popularidade. Porém, em 1997 a prefeitura da cidade decidiu "limpar" os pilares e todas as 56 inscrições foram caiadas! A reação dos cariocas foi quase tão radical quanto a intervenção de "limpeza". Através de petições, protestos, peças de teatro, documentários, concertos e diversos outros eventos organizados por moradores locais, professores e artistas a prefeitura finalmente se deu conta do valor da obra de Gentileza.
 

No ano 2000, a prefeitura do Rio de Janeiro promoveu a restauração dos escritos, ou seja, a remoção da caiação e a restauração das pinturas (veja o relatório da primeira campanha de conservação aqui). Além disso, as pinturas foram tombadas e colocadas na lista de bens culturais da cidade, por seu "alto valor artístico, documental e sociológico"  (veja o decreto aqui).

Várias aspectos desse caso me interessam. Fico muito intrigada pela maneira como percepções de 'sujeira' ou 'limpeza' mudaram de acordo com o os valores associados aos escritos. Mas vou discutir isso em uma outra postagem!

Se você quiser saber mais sobre o assunto veja este excelente site, onde você terá uma idéia da importância e impacto do trabalho do Profeta Gentileza.

Veja também o primeiro curta-metragem sobre Gentileza, dirigido por Dado Amaral, aqui.

Este livro tem todos os escritos traduzidos para espanhol e inglês, realmente maravilhoso:
Guelman, Leornardo, Amaral, Dado, Kutassy,
​​Marianna (org.). 2011. Livro Urbano do Profeta Gentileza. Rio de Janeiro: Mundo das Idéias

No comments:

Post a Comment

My blog list